brasilreino unidoEspanha
pesquisa de lupa

Propósito


O ano de 2024 surge como uma excelente oportunidade para lembrar e celebrar Paul K. Feyerabend. Afinal, o físico e filósofo austríaco nasceu exatamente há cem anos: em 13 de janeiro de 2024. Mas as preparações para o Centenário Feyerabend começaram ainda em 2020. Inicialmente, Grazia Borrini-Feyerabend, viúva daquele que pode ser considerado um dos pensadores mais polêmicos do século XX, convidou amigos, colegas, alunos, editores e estudiosos do pensamento de Feyerabend para trocar ideias. Em seguida, institui-se um comitê internacional o qual, desde outubro daquele ano, reúne-se periodicamente para planejar a efeméride. 

Feyerabend nunca esteve no Brasil, tampouco visitou outros países da América Latina. Ele viveu cruzando o Atlântico, entre a Europa e a América do Norte. No Hemisfério Sul conheceu apenas a Nova Zelândia, ilha no Pacífico. Nem por isso o Sul Global esteve fora do seu radar (como podemos ver, por exemplo, pelas entrevistas que concedeu a Renato Parascandalo e Vittorio Hosle em 15 de maio de 1992, em Roma). Além disso, o Brasil tem uma notável relação - ainda inexplorada - com a obra desse filósofo da ciência. Além de suas obras traduzidas para o português, há uma expressiva produção de artigos, dissertações e teses dedicadas ou fundamentadas na obra feyerabendiana. Assim, atendendo ao gentil chamado de Grazia Borrini-Feyerabend, o braço latino-americano do comitê preparou, para os dias 03 a 05 de dezembro de 2024, o evento Centenário Paul Feyerabend 2024 – Proliferando Diálogos, a se realizar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

O mote da conferência internacional, “Proliferando Diálogos”, faz referência direta a dois aspectos da obra feyerabendiana. Primeiro, o Princípio de Proliferação, o qual nos estimula a “inventar e elaborar teorias inconsistentes com as concepções aceitas, ainda que elas sejam largamente conformadas e amplamente aceitas”. Segundo, ao fato de que Feyerabend publicou alguns textos em forma de diálogo. O pensador utilizou esse formato de texto porque, segundo ele, “um diálogo [...] pode demonstrar a natureza quimérica daquilo que nós acreditamos ser a parte mais sólida da nossa vida”. Assim, o conceito da celebração do centenário de Paul Feyerabend no Brasil é a pluralidade de ideias, de formas de vida, de estilos de pensamento e de linguagens . Mais especificamente, visamos promover o diálogo da obra de Feyerabend com as Artes, a Educação Científica e o Ensino de Ciências e expressões contemporâneas do pensamento filosófico, tais como o pensamento decolonial, o feminismo e a valorização de saberes locais. 

Para tanto, escolhemos o brasileiríssimo Cordel que, enquanto tradição literária, é filho da lira dos trovadores nordestinos e hoje, vestido de xilogravura, além de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN, é amplamente praticado do Nordeste ao Sul do país. A ideia é trazer para o Centenário de Feyerabend a literatura de Cordel, como expressão estética e linguagem para uma educação que dialoga com o pensamento feyerabendiano que não se atem somente ao formalismo acadêmico mas que também abraça as expressões genuínas de outros pensamentos e criatividades humanas. Afinal, o público interessado e influenciado por ele extrapola fronteiras disciplinares. Matteo Collodel (Ca’Foscari University of Venice) será o palestrante internacional e contaremos com participações de estudiosos de várias regiões do Brasil. Além de palestras, o Centenário Paul Feyerabend 2024 – Proliferando Diálogos contará com apresentações artísticas inspiradas na obra de Feyerabend, exibições de produções audiovisuais sobre ele e mesas de comunicações. 

Comitê Organizador

 

Antonio Augusto Passos Videira (UERJ)
Cristina de Amorim Machado (UEM)
Francine Marcondes (UEM)
Halina Macedo Leal (FURB)
José Abdalla Helayël-Neto (CBPF)
Luiz Abrahão (CEFET/MG)
Miguel Ângelo Flach (USP)
Paloma Carvalho Santos (UERJ)
Paulo Picciani (UFRJ)
Rafael Velloso Luz (UERJ)
Virgínia Chaitin (IAS/UM6P)

 

Notícias

21 05 Centenário inscrição Background

Inscrições

 

As Inscrições terão início no dia 05/07/2024

 

Realização

Capes Logo 2CBPF Logo 2CNPq Logo 2UERJ Logo 2UFRJ Logo 1
 
Topo